Ortóptica e Reabilitação visual

Avaliação da função visual, visão funcional e desequilíbrios oculomotores, com o intuito de reabilitar e melhorar as condições de binocularidade e performance visual. Tem como público-alvo crianças e jovens com baixa visão e implicação cortical ou neurológica. O plano terapêutico e reabilitacional é delineado tendo como base a situação visual e geral da crinaça e as suas necessidades de vida diária. Dentro desta consulta estão disponíveis os seguintes serviços:
Estudo motor e sensorial no espaço
Visão Binocular
Adaptação de tecnologias de apoio para situação de subvisão
Adaptação do posto escolar e laboral
Avaliação das funções visuais
Visão Funcional
Estimulação visual precoce em casos de Cortical Visual Impairment (CVI)
Reabilitação visual para as tarefas de vida diária

A ortóptica não representa a área da saúde que trata dos ossos ou dentes (como muitos equacionam a partir da palavra), “ela” dedica-se aos olhos, “ela” complementa a oftalmologia com os seus exames de diagnostico, “ela” pesquisa cada detalhe para prevenir ou adequar o melhor tratamento possível.

in Atlas da Saúde

Ortóptica significa"olhos direitos".

Etimologicamente deriva das palavras gregas "ortho", que significa direito, e "ópticos", que significa olhos. A Ortóptica representa um conjunto de técnicas que identificam, qualificam e quantificam os distúrbios do equilíbrio óculo-motor, os quais se reflectem na qualidade da visão binocular.

Tem como principal objectivo a reabilitação a nível motor e funcional das perturbações da visão binocular, tais como: ambliopia (baixa visão), estrabismo e insuficiências de convergência.

Desta forma, a Ortóptica constitui um elemento muito importante na Oftalmologia actual, pois actua , não só ao nível diagnóstico, mas também ao nível da reabilitação dessas anomalias da visão binocular permitindo uma melhoria do conforto visual.

Temos um Gabinete de Ortóptica totalmente equipado que funciona à Segunda-Feira no horário das 14h às 18h.